21 octubre 2008

Vitória Nossa de Cada Dia

Há muito que queria publicar neste blog um texto que pra mim é uma verdadeira oração, no sentido mais amplo da palavra. Pois realmente na minha opnião a mulher que o escreveu é uma verdadeira Deusa das palavras, assim como também o considero a pessoa que me apresentou a ele. Bom a autora que eu chamo de Deusa, é Clarisse (Lispector claro!!!), e a segunda pessoa citada, é minha irmã de alma e de coração, que dentre outros textos e coisas lindas, me apresentou este. E que eu vou guardar pra sempre em minha memória e meu coração.
Em terceiro lugar e não menos importante essa dedicação vai também à mulher mais importante da minha vida, a qual eu apresentei o texto que me fora apresentado, e que assim como eu ficou encantada. A pessoa que eu mais amo nesse mundo, minha mãe!
Então aqui segue o que eu posso chamar de meus conjunto favoritos de palavras!
Em homenagem a essas três grandes mulheres que eu tanto amo e admiro e das quais eu tenho o privilégio de compartilhar a minha vida.

À Clarisse, minha mãe e minha irmã, com todo o meu amor:

Olhe para todos ao seu redor e veja o que temos feito de nós e a isso
considerado vitória nossa de cada dia. Não temos amado, acima de todas as
coisas. Não temos aceite o que não se entende porque não queremos passar por
tolos. Temos amontoado coisas e seguranças por não nos termos um ao outro. Não
temos nenhuma alegria que não tenha sido catalogada. Temos construído catedrais,
e ficado do lado de fora pois as catedrais que nós mesmos construímos, tememos
que sejam armadilhas. Não nos temos entregue a nós mesmos, pois isso seria o
começo de uma vida larga e nós a tememos.
Temos evitado cair de joelhos diante do primeiro de nós que por amor diga: tens medo. Temos organizado associações e clubes sorridentes onde se serve com ou sem soda. Temos procurado nos salvar mas sem usar a palavra salvação para não nos envergonharmos de ser inocentes. Não temos usado a palavra amor para não termos de reconhecer a sua contextura de ódio, de amor, de ciúme e de tantos outros contraditórios. Temos mantido em segredo a nossa morte para tornar a nossa vida possível. Muitos de nós fazem arte por não saber como é a outra coisa. Temos disfarçado com falso amor a nossa indiferença, sabendo que nossa indiferença é angústia disfarçada.
Temos disfarçado com o pequeno medo o grande medo maior e por isso nunca falamos no que realmente importa. Falar no que realmente importa é considerado uma gaffe. Não temos adorado por termos a sensata mesquinhez de nos lembrarmos a tempo dos falsos deuses. Não temos sido puros e ingénuos para não rirmos de nós
mesmos e para que no fim do dia possamos dizer «pelo menos não fui tolo» e assim
não ficarmos perplexos antes de apagar a luz. Temos sorrido em público do que
não sorriríamos quando ficássemos sozinhos. Temos chamado de fraqueza a nossa
candura. Temo-nos temido um ao outro, acima de tudo. E a tudo isso consideramos
a vitória nossa de cada dia.

Clarice Lispector, in 'Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres'
Amo imensamente vocês três...

2 comentarios:

Mariana Quintão dijo...

realmente esse texto é uma oração. e mais que isso, oração é a atitude que tomamos pra provar todo dia que ele nao é verdade.

estou muito feliz que vc abriu esse espaço, e mesmo distante eu estou podendo te sentir mais perto, e saber de alguma forma o que passa nessa cabecinha

te amo linda!

ps: vai la na configuração do blog, e coloca pra dar pra ver mais postagens. pq nao ta dando pra ver as antigas quando a gente abre o blog, so se clicar no link

A Menina Sem Século dijo...

ameeeeeeeeeeeeeeeeei!
que homenagem..vc me enche de lagrimas felizes.
lembro o dia que te apresentei esse texto....o inicio de uma irmanzade sem palavras.
ele me acompanhou mto por uma epoca...é um marco e hoje se tornou mais do que sem seculo, é presente e um presente sempre. consigo sempre le-lo pela primeira vez, ouvi-lo pela primeira..senti-lo imensamente.
é um chamado a vida de verdade.
uma oração viva pela busca da real humanização.
te amo guapita!
saudades sempre. mas estamos perto..onde a gente se encontra nenhuma distancia separa.
besosss

Viva Clarice!!!!!!! atemporalidade em todos os sentidos