21 septiembre 2009

REAL I (z) AÇÂO!!

essa é a palavra que está permeando meus dias ultimamente, acabo de chegar de uma sessão deliciosa de cinema. assisti a dois filmes interessantíssimos, na semana do realizadores (http://semanadosrealizadores.blogspot.com/) apresentada, no unibanco art plex, durante toda essa semana que antecede ao festival do rio. voltando aos filmes, foram o curta "Quarto de Espera" de Bruno Carboni e Davi Pretto, e o documentário "Um Lugar Ao Sol" de Gabriel Mascaro (www.simiofilmes.com/umlugaraosol). os dois foram desses filmes que fazem a gente sentir orgulho de sair de casa, pagar o ingresso, num domingo a noite chuvoso, e permanecer durante alguns quartos de hora diante de uma tela grande com a luz do refletor pulsando no rosto. mais ainda, orgulho de se ter estudado pra entender sobre o que isso tudo quer dizer, pois longe de isso ser uma tentativa de crítica aos filmes, é mais, é uma reflexão pessoal funcionando do micro pro macro no sentido de entender e amar o que se escolheu fazer na vida. também sou jovem e não quero parecer inadequada ao me expressar dessa forma, mas dá gosto de ver que ao contrário do que diz uma maioria massante, que a minha geração é alienada e desinteressada com as questões contemporâneas a ela. o que eu tenho achado ultimamente, principalmente desde que voltei de uma temporada fora do Brasil, é que há sim, pessoas ingajadas em fazer o que amam, acreditando piamente nisso, e fazendo disso a sua forma de rebeldia, sem precisar necessáriamente ir as ruas gritar ou expressar-se com um discurso que esse sim, não é mais do nosso tempo. também tenho consciência de que a grande maioria da sociedade não tem acesso a esse micro de luta e engajamento, mas nem por isso o torna menos importante. e eu também entendo por isso o fato da maioria ter um coinsciente coletivo formulado e tão forte. mas como disse entendo, o que não quer dizer que eu concorde ou pense da mesma maneira. por fim não sei mais de isso é mais um desabafo como o que fiz outro dia, ou se pelo completo contrário é um suspiro de felicidade de ver que nem tudo está perdido, pro jovem, pro cinema, pro brasil, pro mundo, pro ser! ou ainda se é só uma tentativa de me manter um pouco mais de tempo acordada, já que os filmes me causaram um frisson que não me deixam dormir imediatamente. mas fato é que algo está mudando sim, e a palavra é realização! é preciso realizar, é hora de ação! então, luz, câmera, !!!

http://www.youtube.com/watch?v=iqVQTuGZv6E
(tailer do documentário, "Um Lugar ao Sol")

1 comentario:

Unknown dijo...

olá.

Sou Richard Tavares, da produção do Quarto de Espera e também diretor de arte do filme.

Queria deixar um breve comentaráro:

O que motiva a todos a fazer o que gosta, de levar um trabalho a sério não só como profissão, mas como um meio de divulgar idéias, é saber que sempre vai haver alguém para discuti-las.

Obrigado pelo comentário.

www.tokyofilmes.com